Os distúrbios temporomandibulares, as DTMs, são um conjunto de condições musculoesqueléticas que afetam a articulação Temporomandibular (ATM), nome da estrutura anatômica, e ou os músculos mastigatórios. Essas DTM são caracterizadas por dor e disfunção na região orofacial, incluindo sintomas como dor na articulação tempo mandibular, limitação do movimento da mandíbula, sons articulare, e dor nos músculos mastigatórios, inclusive ao mastigar alimentos moles, piorando com duros.
A prevalência varia entre 5 a 12% da população, com uma maior incidência em mulheres jovens a meia idade. A influência hormonal é inquestionável.
Às DTM são classificadas em dois grandes grupos: musculares e articulares.
As musculares como a síndrome miofacial, são os mais comuns e se manifestam como dor nos músculos mastigatórios.
Às DTM articulares frequentemente envolvem deslocamentos do disco com sem redução, ou seja, saem do lugar podendo ou não voltar, artropatias degenerativas ou inflamatórias.
O diagnóstico das DTM é geralmente baseado na história clínica e nos exames físicos intra e extra orais, podendo envolver os dentes e sua condição no sistema músculo esquelético, em algumas situações é necessário exames de imagem como tomografia das articulações temporomandibulares e ressonância magnética para confirmação diagnóstica.
Entretanto o tratamento costuma ser conservador, somente em casos refratários pode ser necessário encaminhamento para cirurgia (menos de 2% apenas vão para cirurgia).
Em Alguns casos podemos ter uma má oclusão como fator contribuinte ou perpetuante para uma DTM articular, cada caso deve ser avaliado por uma equipe multidisciplinar.
Na Clínica Deborah Ayala, os tratamentos para a DTM são multidisciplinares, ou seja, um trabalho em conjunto de diferentes especialidades da medicina. Fazemos, por exemplo, o tratamento com Fisioterapia, laser e tens, injeções tigerpoints e farmacoterapia. Além disso, existe o tratamento com placas de mordida mio-relaxantes, que trabalharão o reposicionamento mandibular.
Aqui na clínica, as aplicações de laser e tens são responsáveis por aliviar os pontos de tensão, relaxando a musculatura e dando maior liberdade aos movimentos da mandíbula. E são feitos ajustes constantes a cada 06 meses a placa de mordida.
Já a fisioterapia, é um tratamento paralelo para reabilitar o paciente em suas atividades diárias. O posicionamento de toda a sua estrutura corporal é responsável por algum desvio na região mandibular. Assim, com tudo alinhado devidamente, os efeitos serão minimizados.
Com 35 anos de experiência, é a única brasileira premiada com 1º lugar na Academia Européia de Estética por técnica desenvolvida por ela.
Entre em contato com a equipe da Clínica Deborah Ayala e tire todas as suas dúvidas sobre nossos tratamentos:
Para dúvidas e marcação de consultas, fale com a nossa equipe: