Implantes

O que é?

Os implantes são a substituição da raiz um dente perdido. Eles funcionam como uma base firme para próteses dentárias. Geralmente utilizamos a técnica em tratamentos de pacientes que perderam um dente ou aqueles que necessitam de uma reabilitação oral completa. Oferecem ao paciente a segurança de um sorriso saudável e confiável.

Os implantes dentários são geralmente confeccionados a partir de materiais biocompatíveis, ou seja, que não causam rejeição e se integram bem ao osso.

Os principais materiais utilizados são:

Titânio

  • Mais utilizado no mundo devido à sua excelente biocompatibilidade, resistência mecânica e capacidade de osteointegração (união direta ao osso).
  • Alguns pacientes apresentam alergia a este material.

 

Zircônia

  • Cerâmica branca.
  • Biocompatível e resistente à corrosão.
  • Boa opção para pacientes com alergia à metais ou que não querem fazer uso de metal.
  • Excelente opção em áreas estéticas. A cerâmica é um material estético e naturalmente se assemelha ao esmalte dos dentes, o que pode tornar o implante menos perceptível e mais discreto Não ocorre o risco de escurecimento gengival, situação muito comum quando utilizado implantes de titânio.
  • Também apresenta capacidade de osteointegração (união direta ao osso).
  • Menor risco de mucosite (inflamação ao redor do implante sem perda óssea) e periimplantite (inflamação ao redor do implante com perda óssea).
  • Altamente resistentes, duráveis e podem durar muitos anos com os devidos cuidados e manutenção.

A utilização de uma prótese fixa apoiada em implantes é um tratamento reabilitador altamente eficaz que restaura o conforto, segurança, saúde e estética do sorriso. Além disso, seu uso pode resultar em uma aparência mais jovem, uma vez que ajuda a suavizar as rugas, realçar os lábios e contornos faciais, melhorando significativamente a autoestima e qualidade de vida do paciente.

Uma das principais vantagens dos implantes dentários é a sua integração ao osso, proporcionando um suporte estável para os dentes artificiais. Dessa forma, próteses parciais ou totais fixadas em implantes não mudam de posição , o que é extremamente benéfico para a alimentação e fala do paciente, além de tornar a higienização bucal mais fácil e eficiente.

Aqueles pacientes que são desdentados e optam pela dentadura que é fixada nos implantes geralmente se sentem mais confiantes, seguros e felizes com sua aparência, uma vez que essa opção oferece uma maior estabilidade e funcionalidade em comparação com as dentaduras convencionais.

Implantodontia e PRF

O PRF é uma concentração autóloga (do próprio paciente) de plaquetas suspensas no plasma sanguíneo, obtido por centrifugação. Ele é rico em fatores de crescimento como: PDGF (Platelet-Derived Growth Factor), TGF-β (Transforming Growth Factor Beta), VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor), IGF (Insulin-like Growth Factor).

O uso de plasma rico em plaquetas (PRP) na implantodontia tem ganhado destaque por seu potencial de acelerar a cicatrização, melhorar a regeneração óssea, melhorar a cicatrização dos tecidos moles, facilidade para utilização no tratamento de defeitos peri-implantares e também promover uma integração mais eficiente entre os tecidos e o implante. Além de todos esses benefícios nos tratamentos clínicos, o  PRF é biocompatível, autólogo (baixo risco imunológico), reduz da dor e edema pós-operatório.

Desta forma, na Clínica Deborha Ayala praticamente em todos os tratamentos com implantes dentários utilizamos esse recurso com excelente potencial biológico para otimizar os nossos tratamentos.

Cirurgia Guiada

A cirurgia guiada para implantes dentários é uma técnica moderna e altamente precisa que utiliza tecnologia digital para planejar e executar a colocação dos implantes com máxima segurança e previsibilidade. Segue abaixo alguns passos da técnica:

Planejamento digital:

Tudo começa com um exame de imagem, como a tomografia computadorizada, aliado a um escaneamento intraoral da boca do paciente. Esses dados são integrados em um software especializado que permite ao dentista visualizar em 3D toda a anatomia do paciente (ossos, gengiva, dentes vizinhos e estruturas nobres, como nervos e seios da face).

Precisão na execução:

Com base nesse planejamento virtual, é confeccionado um guia cirúrgico personalizado. Uma espécie de molde que direciona exatamente onde o implante deve ser colocado, em que ângulo, profundidade e posição. Isso garante uma precisão muito maior do que nas técnicas convencionais.

Segurança e conforto para o paciente:

Por ser minimamente invasiva, a cirurgia guiada geralmente dispensa cortes na gengiva (retalhos), o que reduz o inchaço, a dor e acelera a recuperação. Além disso, a previsibilidade diminui significativamente os riscos e aumenta a taxa de sucesso do tratamento.

Os principais benefícios da cirurgia guiada para o paciente: maior segurança durante o procedimento, planejamento detalhado e personalizado, menor tempo cirúrgico, pós-operatório mais confortável, resultados estéticos e funcionais mais previsíveis. Essa técnica é ideal principalmente em casos que exigem máxima precisão, como áreas estéticas ou pacientes com pouco osso disponível.

Resultados

Extremamente moderna, pode ser realizada em uma única sessão, sem restrição de idade. Os resultados positivos já são percebidos imediatamente após a aplicação com a utilização de uma técnica de clareamento dental com gel de peroxido de hidrogênio. É possível escolher a tonalidade ideal que melhor se adequa a cada paciente.
implantes_clinica-ayala_4implantes_clinica-ayala_5

Fale conosco

Para dúvidas e marcação de consultas, fale com a nossa equipe: