Odontologia Biológica

Você já ouviu falar na Odontologia Biológica? Por muitos anos a odontologia em geral se concentrou exclusivamente na saúde única da boca. Dentistas convencionais em seu dia a dia, fazem obturações, realizam tratamento de canais e tratam de doenças gengivais, focando apenas naquele dente em tratamento.

Raramente, dentistas convencionais consideraram a saúde física geral de um paciente, para descobrir as possíveis causas subjacentes para certos problemas bucais.

Hoje, graças a ciência, sabemos que as condições físicas, como má nutrição e tabagismo têm impacto direto na saúde bucal, e além disso, muitos estudos independentes concluíram que a saúde bucal precária tem sido associada a condições como doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer e até complicações durante a gravidez.

Você conhece a Odontologia Biológica?

A odontologia biológica não é, como muitos pensam, uma especialização da área odontológica e sim uma pratica diferente, inovadora e mais abrangente de atuação na área.

A odontologia Biológica tem como principal linha, a individualidade de cada paciente.

O dentista biológico reconhece a relação boca-corpo e usa uma abordagem holística para tratar a causa do problema e não apenas os sintomas que se manifestam na boca.

O profissional que usa a metodologia biológica tem conhecimentos de como as infecções orais podem se espalhar para outras partes do corpo e como materiais dentários tóxicos podem nos prejudicar. Este sabe como uma mordida desalinhada pode ser responsável por problemas de saúde como insônia, dores de cabeça, de ouvido, má postura e dor nas articulações.

O dentista biológico sabe que a boca e o corpo estão interconectados e que cada órgão está diretamente ligado a um dente específico.

É por isso que esse profissional se preocupa a analisa o paciente como um todo, levando em consideração fatores internos e externos que possam afetar sua saúde bucal.

Além disso, há uma grande preocupação com os materiais e com as técnicas usadas nos procedimentos dentários e como estes itens podem afetar a saúde do paciente.

Diagnóstico e Tratamento Individualizado

Talvez a maior diferença que você notará em um consultório de odontologia biológica seja a abordagem individualizada do atendimento.

A clínica Debora Ayala reconhece que cada paciente é diferente e deve ser tratado de acordo com suas necessidades específicas.

Nossos profissionais exercem a odontologia integrativa combinando técnicas da odontologia convencional com terapias complementares, mais naturais e recursos tecnológicas sofisticados.

No início do tratamento, o profissional biológico realiza um diagnóstico bem completo do paciente, respeitando técnicas tradicionais da odontologia, aliados a métodos mais abrangentes que podem detectar problemas crônicos mais profundos, difíceis de serem detectados através de exames comuns.

Com isso, o tratamento de um dentista biológico não é focado somente no problema dental pontual que geralmente é tratado de forma generalizada.

Como cada pessoa tem suas características individuais, o tratamento aborda uma investigação ampla e individualizada levando em conta as causas e consequências investigadas e que resultaram naquele problema dentário. Com isso é estabelecido uma série de estratégias e etapas visando a manutenção da qualidade de vida deste paciente.

O objetivo do tratamento de um dentista biológico é oferecer ao paciente a cura na raiz do problema, o auxiliando na transformação de hábitos e consequentemente trazendo bem estar e saúde plena.

Tratamento menos invasivo e uso de materiais menos tóxicos

Muitas profissionais também definem a odontologia biológica como uma odontologia conservadora e natural. Isso porque o método tem como objetivo ser minimamente invasivo, mas adequadamente ativo.

Isso quer dizer que em geral, dentistas biológicos são defensores da odontologia minimamente invasiva e buscam educar seus pacientes, sempre usando materiais dentários seguros e biocompatíveis.

Na visão biológica, os dentes tem relação direta e indireta com determinados órgãos e por isso as técnicas devem ser menos traumáticas e o menos tóxico possível.

Muitos dentistas biológicos usam em seus procedimentos implantes dentários feitos de cerâmica e protocolos avançados de remoção de mercúrio.

Preocupação com a Amálgama

Você pode ter ouvido falar sobre os riscos associados ao uso de obturações de amálgama na odontologia. A amálgama é feita de mercúrio e seu uso está associado a problemas de saúde que podem incluir problemas imunológicos, psicológicos e neurológicos.

Já foi cientificamente comprovado que as obturações de mercúrio em sua boca liberam continuamente pequenas quantidades de vapor tóxico toda vez que você se alimenta ou escova os dentes. Com o tempo, a exposição a esses vapores tóxicos pode causar um envenenamento crônico por mercúrio.

Esta é assim uma grande preocupação dos dentistas biológicos que acreditam que não há nível seguro de exposição ao mercúrio. Por isso, além de não utilizarem em seus tratamentos, removem restaurações de amálgama de seus pacientes.

Vale a pena se tratar com um dentista biológico

Após conhecer um pouco mais sobre a odontologia biológica, veja as principais características de um dentista biológico:

• Reconhece a estreita conexão entre a saúde bucal e diversas áreas como: nutrição, estrutura corporal, problemas na arcada dentária, estrutura da articulação temporomandibular, sistema imunológico e o sistema nervoso central;
  • Profissional preocupado com os materiais usados nos tratamentos dentários dando preferencia a produtos não tóxicos e materiais mais seguros;
  • Profissional que busca métodos menos invasivos e mais naturais para o tratamento de certos problemas dentais;
  • Profissional que conhece e utiliza-se de métodos naturais e não cirúrgicos para lidar com doenças gengivais.

Se você busca uma saúde plena, agende sua consulta na clínica Debora Ayala.

Nossa prioridade é a prevenção e por isso nossos tratamentos odontológicos são interligados com áreas fundamentais da saúde.

Clínica Debora Ayala é uma clínica multidisciplinar e interdisciplinar, que atua desde a odontopediatria até a odontogeriatria. Somos uma clínica com excelência em diagnóstico combinada com alta tecnologia.